CRM - Gestão de Relacionamento com o Cliente
O termo CRM (Customer Relationship Management) é amplamente conhecido pelos empreendedores que já entenderam que a gestão do relacionamento com o cliente é uma poderosa ferramenta para o sucesso de seus negócios.
Para nós que já estamos desenvolvendo negócios a partir de nosso Home Office, o CRM é vital para que possamos evoluir de forma contínua em nossos objetivos.
É preciso entender o cliente, antecipar suas necessidades e colocá-lo no centro do negócio. Esse processo se dá através do armazenamento de todos dados oriundos de um cliente. O cruzamento dessas informações de forma ordenada e otimizada, proporciona uma visão clara do comportamento e a forma com a qual o cliente se relaciona com o negócio e permite a avaliação clara de suas necessidades, dúvidas, anseios e potenciais.
Esse processo se dá através do uso de softwares de gestão. Onde você terá acesso a inúmeras ferramentas que permitirão que você tenha controle de todos esses processos de forma simples e rápida.
Uma vez que somos empreendedores individuais e desenvolvemos negócios a partir de nosso Home Office, podemos dizer que a tarefa de gerir o relacionamento com nossos clientes seria extremamente complexa para uma única pessoa sem o auxílio de uma ferramenta de CRM.
Os tipos de CRM mais ativos atualmente são:
CRM Operacional: é a aplicação da tecnologia de informação para melhorar a eficiência do relacionamento entre os clientes e a empresa. Prevê a integração de todos os produtos de tecnologia para proporcionar o melhor atendimento ao cliente.
CRM Colaborativo: é a aplicação da tecnologia de informação que permite a automação e a integração entre todos os pontos de contato do cliente com a empresa. Estes pontos de contato devem estar preparados para interagir com o cliente e disseminar as informações levantadas para os sistemas do CRM operacional.
CRM Analítico: componente do CRM que permite identificar e acompanhar diferentes tipos de clientes dentro da carteira de uma empresa e de posse destas informações, determinar qual a estratégia a seguir para atender às diferentes necessidades dos clientes identificados.
CRM Estratégico: utiliza da pesquisa de mercado para apoiar os outros tipos de CRM que possam vir a ser implementados. Ou seja, decorrente de um estudo de mercado se antecipa às necessidades dos consumidores.
Na verdade, o CRM é apenas um conceito, o que visamos aqui são os Sistemas de CRM. Estes sistemas apresentam inúmeras possibilidades para aprimorar seu negócio. Veja algumas;
Gerenciar seus contatos (clientes, contatos, parceiros)
Identificar e definir o perfil dos melhores clientes
Organizar a comunicação com seus clientes
Acompanhar interação do cliente com a empresa em tempo real
Antecipar a evolução do mercado
Organizar o atendimento de forma personalizada
Você passará a conhecer melhor seus clientes. Permite que você atinja altos patamares de lealdade. Clientes leais, custam menos e garantem um retorno mais positivo.
Lembre-se que a aquisição é sempre mais onerosa que a retenção.
As vantagens de um gerenciador de relações com clientes são, antes de tudo, econômicas e estratégicas. Um bom sistema de CRM permite;
A centralização das informações (por ser uma solução em nuvem facilita o acesso rápido e em qualquer localização)
Aumentar a taxa de fidelização dos clientes (que custa em média, 5 vezes menos do que conquistar novos)
Economizar tempo graças à automatização de certas tarefas (aumentar a produtividade)
Otimizar a colaboração entre os diversos serviços da empresa (comercial, marketing, serviço pós-venda)
Melhorar o seu tempo de reação em face de um problema específico (ex : diminuição dos volumes de venda)
Possibilitar vantagem competitiva da empresa
Aumentar os lucros da empresa (margem em cada cliente, produto ou serviço)
Permitir uma visão mais ampla do negócio (a partir da centralização e integração das informações)
Entendemos que o momento é de extrema atenção quanto a investimentos e ações de longo prazo. Existem diversos Sistemas de CRM no mercado. Trouxemos aqui, duas opções que possuem planos gratuitos para que você possa começar a se relacionar com seu cliente de forma mais precisa, ágil e profissional.