CRM - Gestão de Relacionamento com o Cliente

O termo CRM (Customer Relationship Management) é amplamente conhecido pelos empreendedores que já entenderam que a gestão do relacionamento com o cliente é uma poderosa ferramenta para o sucesso de seus negócios.

Para nós que já estamos desenvolvendo negócios a partir de nosso Home Office, o CRM é vital para que possamos evoluir de forma contínua em nossos objetivos.

É preciso entender o cliente, antecipar suas necessidades e colocá-lo no centro do negócio. Esse processo se dá através do armazenamento de todos dados oriundos de um cliente. O cruzamento dessas informações de forma ordenada e otimizada, proporciona uma visão clara do comportamento e a forma com a qual o cliente se relaciona com o negócio e permite a avaliação clara de suas necessidades, dúvidas, anseios e potenciais.

Esse processo se dá através do uso de softwares de gestão. Onde você terá acesso a inúmeras ferramentas que permitirão que você tenha controle de todos esses processos de forma simples e rápida.

Uma vez que somos empreendedores individuais e desenvolvemos negócios a partir de nosso Home Office, podemos dizer que a tarefa de gerir o relacionamento com nossos clientes seria extremamente complexa para uma única pessoa sem o auxílio de uma ferramenta de CRM.


Os tipos de CRM mais ativos atualmente são:

CRM Operacional: é a aplicação da tecnologia de informação para melhorar a eficiência do relacionamento entre os clientes e a empresa. Prevê a integração de todos os produtos de tecnologia para proporcionar o melhor atendimento ao cliente.

CRM Colaborativo: é a aplicação da tecnologia de informação que permite a automação e a integração entre todos os pontos de contato do cliente com a empresa. Estes pontos de contato devem estar preparados para interagir com o cliente e disseminar as informações levantadas para os sistemas do CRM operacional.

CRM Analítico: componente do CRM que permite identificar e acompanhar diferentes tipos de clientes dentro da carteira de uma empresa e de posse destas informações, determinar qual a estratégia a seguir para atender às diferentes necessidades dos clientes identificados.

CRM Estratégico: utiliza da pesquisa de mercado para apoiar os outros tipos de CRM que possam vir a ser implementados. Ou seja, decorrente de um estudo de mercado se antecipa às necessidades dos consumidores.

Na verdade, o CRM é apenas um conceito, o que visamos aqui são os Sistemas de CRM. Estes sistemas apresentam inúmeras possibilidades para aprimorar seu negócio. Veja algumas;

  • Gerenciar seus contatos (clientes, contatos, parceiros)

  • Identificar e definir o perfil dos melhores clientes

  • Organizar a comunicação com seus clientes

  • Acompanhar interação do cliente com a empresa em tempo real

  • Antecipar a evolução do mercado

  • Organizar o atendimento de forma personalizada


Você passará a conhecer melhor seus clientes. Permite que você atinja altos patamares de lealdade. Clientes leais, custam menos e garantem um retorno mais positivo.

Lembre-se que a aquisição é sempre mais onerosa que a retenção.


As vantagens de um gerenciador de relações com clientes são, antes de tudo, econômicas e estratégicas. Um bom sistema de CRM permite;

  • A centralização das informações (por ser uma solução em nuvem facilita o acesso rápido e em qualquer localização)

  • Aumentar a taxa de fidelização dos clientes (que custa em média, 5 vezes menos do que conquistar novos)

  • Economizar tempo graças à automatização de certas tarefas (aumentar a produtividade)

  • Otimizar a colaboração entre os diversos serviços da empresa (comercial, marketing, serviço pós-venda)

  • Melhorar o seu tempo de reação em face de um problema específico (ex : diminuição dos volumes de venda)

  • Possibilitar vantagem competitiva da empresa

  • Aumentar os lucros da empresa (margem em cada cliente, produto ou serviço)

  • Permitir uma visão mais ampla do negócio (a partir da centralização e integração das informações)


Entendemos que o momento é de extrema atenção quanto a investimentos e ações de longo prazo. Existem diversos Sistemas de CRM no mercado. Trouxemos aqui, duas opções que possuem planos gratuitos para que você possa começar a se relacionar com seu cliente de forma mais precisa, ágil e profissional.