O truque para ser um trabalhador eficiente em casa é que seu Home Office seja confortável e produtivo.
Sugerimos a leitura e consideração dos itens a seguir como parte do desenvolvimento de um projeto que visa uma configuração ideal para o seu Home Office.
Verifique se você tem acesso à iluminação natural em seu Home Office. Uma das melhores maneiras de fazer isso, além de economizar espaço, é posicionar sua mesa junto a uma janela. Estudos demonstraram que a exposição à luz natural tem uma ampla gama de benefícios à saúde, incluindo o aumento da sua concentração e disposição.
Mas aqui vem uma observação que pode ajudar na sua produtividade bem como no conforto de seu trabalho. Se você posicionar sua mesa em frente a janela, a luz que provém da janela virá diretamente sobre seus olhos, o que torna a visualização do seu monitor mais difícil.
Se você é destro (escreve com a mão direita), posicione sua mesa de forma que a luz natural entre no seu Home Office no sentido da esquerda para a direita. Isso proporcionará maior conforto visual e no momento que tiver que tomar uma anotação ou escrever algo, e não haverá sombra sobre a sua mão. Se for canhoto, vale a posição inversa.
Mas espere, tem mais. Trabalhar em um ambiente naturalmente bem iluminado acionará sinais críticos no sistema endócrino que podem ajudar a gerenciar o sono, o humor e o sistema imunológico.
Todos nós já tivemos algum tipo de dificuldade com um provedor de acesso a internet. Você está tentando fazer o trabalho e seu cérebro está funcionando mais rápido que o seu computador. Essa lentidão no tempo pode não apenas atrasá-lo, mas gerar uma oportunidade para você se distrair com outras coisas.
Atualmente a maioria dos municípios já possuem serviço de banda larga. Diversos fornecedores, com os mais variados planos e velocidades tanto para download quanto para upload.
Se possível, opte por um serviço em fibra óptica pois é certamente mais estável que os serviços via cabeamento telefônico.
Lembre-se, você está em seu Home Office trabalhando e gerando negócios através da internet. Seu acesso não pode ser lento e muito menos interrompido.
É necessário ter um roteador de rede se você tiver mais de um computador ou laptop usado em casa. Com a conexão atual de produtos domésticos, incluindo TVs inteligentes, dispositivos móveis e laptop, é essencial equipar seu Home Office com um roteador de rede capaz de atender à sua demanda por conectividade Wi-Fi.
Ao comprar um roteador de rede, considere o tamanho da área em que você precisa de cobertura e os tipos de dispositivos que serão conectados ao roteador. Talvez você não precise necessariamente de um roteador de rede que ofereça o melhor desempenho e não pague pelos recursos que não usará. No entanto, se você tiver vários membros da família usando a largura de banda para transmitir vídeos ou jogar online, ter um novo roteador pode ajudar na produtividade do seu trabalho.
Abaixo algumas sugestões para que você possa conhecer mais sobre ótimas opções disponíveis:
Protetor de surto
Acredite ou não, independentemente de onde você mora, sua casa sofrerá picos de energia. Embora os picos de energia sejam breves, eles são considerados os tipos mais destrutivos de distúrbio de energia elétrica. Um breve aumento de tensão pode danificar uma placa de circuito eletrônico e outros componentes elétricos de seus aparelhos em casa.
Mesmo pequenos picos de energia repetidos podem danificar lentamente o seu equipamento. Embora algumas pequenas oscilações possam até passar despercebidas, a integridade do seu computador poderá ser comprometida e, eventualmente, parará de funcionar. Para se proteger disso, um protetor contra alterações na tensão ajudará a manter seus equipamentos e seu computador protegidos.
Filtro de linha é diferente de estabilizador e também de no-break. Cada um desses produtos tem uma função diferente.
Em geral, os filtros de linha têm entre 4 e 6 tomadas. Verifique quantas serão necessárias para seu Home Office. É sempre melhor sobrar do que faltar espaço e deixar algum equipamento desprotegido.
Alguns produtos contam com porta USB. Dessa forma, é possível carregar celulares ou outros dispositivos diretamente no seu filtro de linha. Avalie se elas serão necessárias e se valem o custo-benefício.
Conheça algumas opções:
Uninterruptible Power Supply (UPS)
Alguns anos atrás, eu trabalhava por horas em um projeto quando perdemos energia. Como não havia salvo meu trabalho, tudo foi excluído. Não deixe isso acontecer com você.
Para manter seu trabalho seguro, caso a eletricidade acabe inesperadamente, ter um no-break fornecerá energia de backup por um tempo limitado. Isso permitirá que você salve seu trabalho e desligue o computador com segurança.
Os no-breaks protegem os equipamentos contra quatro problemas principais causados pela variação da energia elétrica. São eles: os afundamentos de tensão, surtos de tensão, frequência elétrica e interrupções no fornecimento de energia.
Quando vamos adquirir um no-break, a primeira pergunta que devemos nos fazer é quais equipamentos serão ligados ao no-break e qual a corrente elétrica que cada um necessita. Esse questionamento nos leva à potência do no-break, medida em volt-ampère (VA). Quanto maior a potência, mais equipamentos podem ser conectados e por maior tempo o no-break alimentará esses aparelhos em caso de interrupção de energia.
É muito importante elaborar o cálculo sobre quantos volt-ampères são necessários para os seus equipamentos. Essa conta é feita, inicialmente, somando-se as potências dos equipamentos que serão conectados ao no-break. Um monitor de LCD consome em média de 17 a 30 watts, dependendo do tamanho da tela. Um computador consome entre 250 e 550 watts, de acordo com o processador, placa de vídeo e quantidade de discos rígidos que possui.
Para uma informação mais detalhada sobre o consumo de energia de cada equipamento, consulte as especificações do produto ou o manual de instruções.
Após somar as potências em watts dos equipamentos, multiplique o valor por 1,52. O valor obtido é dado em volt-ampère e define a capacidade que o no-break deve ter para atender a sua demanda. Sugere-se sempre adicionar a esse valor uma margem de segurança em torno de 30% para futuras atualizações. Se você optar por um no-break com maior capacidade do que a necessária, ele oferecerá maior tempo de bateria em momentos de interrupção do fornecimento de energia.
Definida a capacidade do no-break, você pode se assustar com a variação de modelos e preços para equipamentos com a mesma capacidade, às vezes até da mesma marca. Acalme-se, essa variação está ligada às funcionalidades do no-break. Dentre elas, a mais visível é a possibilidade de conectar o no-break ao computador através da porta USB. Com a conexão ao computador, pode-se monitorar a rede elétrica fornecida pela tomada e consumida por cada equipamento conectado. Pode-se, também, configurar o no-break para enviar alertas por e-mail quando a energia falta ou mesmo configurá-lo para desligar o computador automaticamente nesta ocasião. Após o retorno do fornecimento de energia, o no-break é capaz de ligar o computador novamente.
Além de funcionalidades de controle e gerência, os no-breaks se diferem pelo uso da bateria na proteção dos equipamentos. Nesse contexto, existem três tipos de no-break: offline, linha interativa e online.
O modelo off-line utiliza a energia da tomada para alimentar os equipamentos. Quando um problema é detectado na rede elétrica, o no-break ativa um inversor de corrente para alimentar os equipamentos através da bateria. O inversor de corrente converte a tensão contínua fornecida pela bateria para a tensão alternada que os equipamentos recebem. Esse tipo de no-break possui baixo custo e é o mais comumente usado em residências. No entanto, ele não possui proteções mais sofisticadas para os equipamentos, dado que a energia é enviada diretamente da tomada para os seus equipamentos.
Uma evolução dos no-breaks offline são os no-break de linha interativa. A principal mudança desses modelos é a utilização de um regulador automático de tensão, que é responsável por ajustar as flutuações na rede elétrica em casos de pequenos surtos ou afundamentos de tensão ou mudanças na frequência de alternância da rede elétrica. Com essa proteção, a energia recebida pelos equipamentos possui menos distúrbios e a vida útil dos equipamentos aumenta. Esses modelos custam um pouco mais que os modelos offline.
Por fim, os no-breaks online diferem dos demais por manterem a alimentação dos equipamentos constantemente fornecida pelas baterias, que são carregadas pela energia recebida da tomada. Esses equipamentos fornecem a energia mais pura de distúrbios possível. No entanto, eles são mais caros, pois as baterias precisam ser maiores e de melhor qualidade, visto que são usadas o tempo todo. Por esse motivo, a vida útil das baterias tende a ser menor, requerendo trocas mais frequentes. Esses equipamentos são usados para servidores e equipamentos ligados 24 horas por dia.
Abaixo, algumas marcas facilmente encontradas no mercado:
Vivemos em um mundo predominantemente sem papel, ter a opção de imprimir e digitalizar em casa é uma grande parte de ser produtivo porém devemos nos ater a real necessidade de cada situação.
Há tempos que uma impressora só servia mesmo para imprimir. Hoje em dia ainda existem modelos assim, mas muita gente acaba optando pelas máquinas multifuncionais, que são impressoras capazes de fazer cópias e ainda digitalizar documentos.
Uma das grandes vantagens de uma impressora multifuncional, é a economia: de espaço, tempo e dinheiro, uma vez que você vai ter um aparelho 3 em 1, e não vai precisar comprar um scanner, uma impressora e uma copiadora separadamente.
Outra vantagem de uma impressora multifuncional é poder conectar todas as funções por apenas um cabo ou até mesmo através de uma conexão sem fio (Wi-fi), o que resulta em mais entradas livres no PC, tornando tudo mais fácil. Sem contar que todas as possibilidades do aparelho ficam ligadas a apenas uma tomada, o que gera economia de energia.
Geralmente, comparando uma impressora e uma multifuncional de mesmo nível (de impressão, no caso), a primeira acaba saindo mais em conta, justamente por não ter funções extras. Nesse caso, se a sua intenção for mesmo só imprimir, uma impressora pode ser a melhor opção.
Porém, se você pode pagar um pouco a mais, investir em uma multifuncional pode ser vantajoso, uma vez que você já vai ter à mão um scanner e uma copiadora, sempre que precisar.
Dependendo do tipo de negócio que você vá desenvolver em seu Home Office, não existirão multifuncionais no mercado Brasileiro. Por exemplo; Impressões térmicas ou por sublimação que são ideais para imagens em alta resolução, não são encontradas no formato multifuncional.
Na grande maioria dos negócios desenvolvido em um Home Office uma multifuncional atende de forma eficiente e econômica.
Tão importante quanto definir o tipo de equipamento é o tipo de alimentação de tinta. Atualmente dispomos de cartuchos convencionais e tanques de tinta.
A principal vantagem do tanque de tinta é a maior capacidade de impressão, já que o reservatório é bem maior do que um cartucho e deve ser suficiente para um volume maior de páginas impressas. Por carga, uma impressora do tipo deve chegar ao número de seis a sete mil páginas.
O cartucho convencional ainda é a melhor opção de custo-benefício para quem imprime pouco e usa a impressora apenas de vez em quando. Uma carga será suficiente e, embora a unidade também esteja sujeita a ciclos de vida útil, é mais durável que as tintas que abastecem os dispositivos tanque de tinta.
Veja alguns fabricantes de ótima qualidade:
É muito importante ter uma cadeira de escritório ergonômica. Sentar-se acrescenta estresse às estruturas da sua coluna vertebral; portanto, para evitar o desenvolvimento de problemas nas costas, é essencial ter uma cadeira que suporte o corpo e evite uma postura inadequada.
Mesmo que sentar não exija tanto esforço físico quanto ficar em pé, ainda exerce um grande estresse na região lombar. Combine os efeitos de um estilo de vida sedentário com ficar sentado o dia todo e isso pode levar a vários problemas de saúde. Uma cadeira bem projetada permite que você se sente em uma posição equilibrada e saudável.
Selecionar a cadeira certa para o seu corpo é um passo importante na prevenção de algumas doenças físicas bem como um fator determinante para que você alcance melhor desempenho em seus negócios.
Mecanismos, Regulagens e Ajustes
Existem diversos modelos de cadeiras, das simples as mais modernas que possuem uma estrutura complexa com calibragem individual.
O pistão com buchas centrais será o mecanismo responsável para fazer com que o assento suba e desça, bastando acionar a alavanca a gás que também permite inclinar ou reclinar a cadeira.
Estes mecanismos avançados proporcionam diversos benefícios para o seu corpo, sendo dinâmicos e adaptáveis aos seus movimentos, mantendo uma postura adequada que ajuda na circulação do sangue e oxigênio, além de também colaborar no combater a tensão indesejada do quadril, pescoço, ombros e nas costas.
Encosto
O ideal é sempre buscar cadeiras onde o encosto possua regulagens, como ajuste de altura, inclinação e principalmente um ajuste lombar, que é muito recomendado para manter boa postura.
Vale lembrar que é indicado que o encosto da cadeira tenha largura mínima de 30 cm e uma altura mínima de 24 cm.
Assento
Quando você for sentar na cadeira verifique se a coxa está inteiramente sobre o assento desta forma você terá mais estabilidade e conforto. Certifique que a altura também esteja correta, de forma que os seus pés devem estar com a sola dos pés totalmente apoiados no chão e que os joelhos formem um ângulo de 90 graus.
Braços
Preferencialmente as cadeiras deverão vir com apoio para braços com ajustes de altura, permitindo que você apoie os braços não só te deixando mais confortável com isso, mas também auxiliando a relaxar a musculatura do pescoço e dos ombros.
Rodinhas
Outro ponto extremamente importante são as rodinhas das cadeiras, pois as mesmas facilitam a locomoção evitando o esforço desnecessário de carregar ou arrastar a cadeira para todo lado.
Elas devem ser duplas, com boa espessura e durabilidade. Aprofundando-se ainda mais, é visto que existem diversos tipos de materiais utilizados na fabricação das mesmas, tais como:
PVC, Nylon e PE – Polietileno: São as mais convencionais e comumente encontradas, utilizadas na grande maioria das cadeiras, não absorvendo impactos e sendo mais indicadas para superfícies com carpetes e tapetes.
PU – Poliuretano: Este tipo de material é bem mais durável e não risca o piso. Seu acabamento é muito parecido com borracha e cadeiras que utilizam este tipo de rodinha tendem ser mais caras.
Gel: Extremamente confortáveis, deslizam com facilidade, não irão danificar seu piso e também não há riscos de travamento.
Silicone: Muito macias e confortáveis, utilizados em todos os tipos de pisos lisos inclusive os laminados, deslizam com facilidade, são transparentes e por conta disso acabam por serem mais elegantes, porém acabam sendo mais caras.
Colunas (Pistão)
As colunas são encontradas apenas nas cadeiras giratórias e possibilitam a regulagem da altura, de modo que fazem a cadeira subir ou descer de acordo com sua necessidade, podendo ser mecânicas ou a gás.
Vale ficar atento pois as cadeiras ergonômicas só possuem pistões a gás.
Quando você for escolher a cadeira, o primeiro passo é pensar em qual ambiente ela ocupará e quem a utilizará. De acordo com o ambiente e a função que ela desempenhará, você escolhe o modelo que irá suprir as necessidades de forma mais objetiva e eficiente, combinando funcionalidade e estilo.
É importante lembrar que nem sempre as cadeiras, mesmo sendo as mais modernas, irão atender a todos de maneira eficaz, pois as estruturas corporais são diferentes. Para cada tipo de atividade existe uma cadeira específica que permite que você possa exercer suas tarefas sem cansaço ou dores que causam o stress, aumentando a sua resistência e produtividade.
Tipos de Cadeiras Ergonômicas
As cadeiras são classificadas em categorias por funcionalidades e quanto melhor o material e mais funções ela tem, mais caras elas serão, abaixo listamos algumas:
Presidente
Modelo semelhante a cadeira de diretor porém apresenta alguns benefícios extras como um encosto para a cabeça reclinável, base com rodízio e ainda permite a regulagem de todos os componentes da cadeira. Indicada para uso mais prolongados de até 12 horas.
Diretor
Ficam logo atrás das cadeiras para presidentes e líderes de empresa sendo normalmente produzida com couro ou espuma, são cadeiras de excelente qualidade comumente utilizadas por membros executivos e de alto poder como CEOs ou similares. Possui um assento mais largo que a cadeira de secretária e possui algumas vantagens como assentos pneumáticos, encostos reguláveis com inclinação e outros.
Executiva
É o modelo ideal para equipes administrativas como escritórios ou a comumente conhecida como “área de staff” da empresa. Possuem alguns ajustes para adaptação dos usuários e boa mobilidade por possuírem rodinhas. São cadeiras mais modestas mas ainda apresentam bom nível de conforto e ergonomia.
Secretária
Possui conforto básico e melhora o bem estar profissional, É sem dúvida um modelo mais simples, com menos ajustes e indicado para usuários que não passam o dia todo sentados.
Gamer
Agora chegamos a um outro patamar se tratando de cadeiras ergonômicas pois, além de as cadeiras gamer possuírem grande quantidade de regulagens e ajustes, é preferível que elas sejam muito confortáveis, bem estofadas – pois são nelas que os gamers de plantão passam boa parte dos seus dias e noites – e ainda possuam um bom design, geralmente com cores chamativas para diferenciá-las das cadeiras executivas.
Aqui estão algumas cadeiras que podem ser adequadas para você:
Mesmo sendo um ambiente residencial, o Home Office requer luminárias específicas para o momento de trabalho. Isso porque você vai passar muitas horas naquele local e precisa cuidar da sua saúde, além de estimular o processo criativo, o desempenho, a resistência e a concentração. O importante, para a área de trabalho, é ter uma iluminação uniforme e não ofuscante, para evitar fadiga nos olhos. O ideal é criar uma iluminação flexível, afinal, ninguém faz uma única atividade o tempo todo. A iluminação do seu Home Office deve servir para os momentos de concentração, de reunião, de produção criativa e também, por que não, de descanso.
Antes de entrarmos na questão em si, é preciso mencionar um conceito básico que é extremamente importante em relação a iluminação de seu Home Office: a temperatura da Cor.
Conceitualmente, a temperatura de cor, medida em graus Kelvin (K), é determinada conforme a aparência de cor que um corpo negro hipotético emite naquela temperatura. Ou seja, um corpo negro aquecido em 3000K emite uma luz amarela e um corpo aquecido até 7000K emite uma luz com tonalidade azul.
Quanto menor a grandeza na escala Kelvin, mais amarelada a luz se apresenta, o que comumente denominamos como “cor quente”. E quanto maior, temos “cores frias” e azuladas. Mas não se engane, a temperatura de cor da lâmpada não tem relação com o calor físico emitido por ela.
Vamos aqui imaginar um dia de trabalho sob o aspecto da luz do sol. No início e no fim do dia o sol proporciona uma luz amarelada que geralmente causa relaxamento. Ao longo do dia temos um aumento da temperatura de cor da luz solar, atingindo cerca de 6500K ao meio dia, o que aumenta nossa concentração e apura o estado de performance nas atividades. Com base nesta observação conseguimos manipular a luz artificial a fim de alcançar o melhor desempenho para cada situação.
Você pode instalar uma luminária pendente, com sistema LED sobre a mesa de trabalho. Uma alternativa interessante, é que essa peça ofereça luz direta e indireta (para baixo e para cima) e tenha dois acionamentos separados, de modo que você possa ligar somente um ou outro, ou os dois juntos, para obter mais luz. Essa luminária deve ter lâmpadas (ou sistema LED) com temperatura de cor por volta dos 4000K (branco neutro), que ajuda na concentração, mas sem tornar o ambiente muito frio. A iluminação geral também pode ser neutra, com um ou mais pontos bem distribuídos pelo teto, dependendo do tamanho do ambiente.
Para acabar com a monotonia no trabalho, vale colocar também uma luminária de mesa direcionável para auxiliar nas tarefas que exijam mais luz ou para poder desligar o pendente e deixar o ambiente mais quente. Esse tipo de luz ajuda a relaxar um pouco nos momentos reservados para esse fim. A combinação entre luz neutra e luz quente, aliada à luz direta e indireta, são perfeitas para os momentos de criação, reflexão e pausa.
Desenvolva negócios a partir de seu Home Office no conforto de sua casa.