Aperfeiçoamento a partir de seu Home Office

Buscar aprimoramento, atualização e até mesmo formação deve ser uma constante para todos os tipos de empreendedores. Porém, quando nos deparamos com a necessidade de buscar conhecimento, nos vemos em um grande emaranhado de termos e formatos que muitas vezes pode nos prejudicar.

Vamos tentar de uma forma breve, expor as principais diferenças entre os modelos de aprendizagem remota existente na atualidade:

EaD

Termo comumente utilizado para Ensino a distância. Modalidade onde aluno e professor não se encontram na mesma localidade. Esse termo engloba todos os formatos de aprendizado não presencial.

E-Learning

Também caracterizado por um aprendizado não presencial o e-learning é obrigatoriamente distribuído através de dispositivos, como computadores, tablets e celulares, conectados a internet. Esta combinação permite armazenar, atualizar e distribuir conhecimento com mais segurança, facilidade e alcance.

O E-Learning pode ser dividido em duas categorias:

Síncrono: são cursos que ocorrem ao mesmo tempo em que o professor ensina, como em uma transmissão de vídeo-aula ao vivo ou um chat em tempo real.

Assíncrono: são cursos gravados e armazenados, que o aluno acessa quando quiser. Esta modalidade dispensa o aluno das obrigações de horário.

Um elemento fundamental para uso do e-Learning em EaD é uma plataforma capaz de distribuir e gerenciar o progresso dos estudantes. Este ambiente virtual chama-se plataforma LMS (Learning Management System). É através dessa plataforma, que se faz possível gerenciar a aprendizagem do aluno e saber quem está aprendendo o que e quando.

Cursos online

Curso online é o termo mais genérico utilizado pelo público em geral. Apesar de serem semelhantes ao e-Learning, esses tipos de cursos normalmente são construídos por pessoas físicas destinados também para pessoas físicas, na intenção de venda ou distribuição de conhecimento, sem que haja o aval ou endosso de uma instituição acadêmica reconhecida.

Os formatos de conteúdo para cursos online são os mais variados, como PDFs, apresentações em Power Point ou vídeos no YouTube.